4 Verdades Sobre a Bateria do iPhone

Sem dúvida, a bateria do iPhone é um dos temas mais discutidos. Afinal, como pode a gente precisar conectar o aparelho no cabo lightning todos os dias depois de tantos anos? Muitos mitos são criados sobre o uso e a conservação da sua bateria.

Será mesmo que deixá-lo carregando a noite toda pode sobrecarregar a bateria? O carregamento acelerado danifica sua vida útil? E se não utilizarmos o cabo MFi, é ruim? Neste post, vamos desmistificar esse tema para que não haja mais dúvidas. Confira!

4 Verdades Sobre a Bateria do iPhone

4 Verdades Sobre a Bateria do iPhone

4 Verdades Sobre a Bateria do iPhone

1. O carregamento acelerado não prejudica a vida útil da bateria

Enfim, as fabricantes atenderam os pedidos infinitos dos usuários e as baterias melhoraram seus desempenhos. Dessa forma, é natural a popularização do carregamento rápido entre os dispositivos. No iPhone, essa performance foi incorporada em 2017, seguindo até hoje. Contudo, muitas pessoas acreditam que essa vantagem prejudica a vida útil da bateria, o que não é verdade.

Até 2019, o carregador padrão do iPhone era um de 5W. Atualmente, a Apple começou a incluir carregadores mais potentes, de 18W na caixa dos novos modelos. Vale destacar que esses cabos funcionam em dois estágios. O primeiro aplica uma grande quantidade de tensão à bateria vazia, da qual proporciona uma carga de 50% nos primeiros 30 minutos. Nessa etapa, as baterias tendem a absorver esse volume de carga tranquilamente e sem efeitos negativos à sua qualidade a longo prazo.

Já na segunda fase, o carregamento fica mais lento, dado que nesse momento uma sobrecarga já poderia danificar seus componentes. Por isso é que atingir 100% de bateria acaba sendo mais lento. Basicamente, o próprio iOS se encarrega de administrar esses dois estágios e você pode ficar tranquilo com esse benefício do carregamento rápido.

2. Deixar o iPhone carregando durante a noite não danifica a bateria

Se você não costuma deixar seu smartphone carregando durante a noite, pode começar a partir de hoje. O sistema de gerenciamento do iOS é projetado para desligar a carga elétrica quando a carga chega a 100%. Ou seja, é impossível sobrecarregar sua bateria.

Inclusive, a Apple reforçou ainda mais esse quesito no iOS 13, incluindo a função de carregamento otimizado, no qual interrompe a carga em 80% e retorna com o carregamento próximo do momento em que o usuário precisar utilizar o aparelho.

Como o iPhone sabe disso? Esse cálculo é realizado a partir dos hábitos do dono do smartphone. Incrível, não é mesmo? É bom saber que essa função funciona melhor para quem carrega constantemente em horários pré-estabelecidos.

3. Você não deve deixar a bateria chegar a 0%

Você já ouviu aquele conselho de que é importante deixar o iPhone com 0% para recalibrar a bateria? Isso é a maior mentira que já contaram para você! Pode até ser real para os celulares mais antigos, mas com as baterias compostas por íon de lítio, essa ação não é mais necessária.

Hoje em dia, deixar o celular desligar sozinho sem nada de carga pode causar reações químicas que podem reduzir a vida útil da bateria ao longo do tempo. Tanto é que, se você tem um iPhone, já pode ter percebido que seu celular desliga sozinho antes mesmo de chegar a 0% para manter a integridade do dispositivo.

Uma dica é colocar para carregar assim que o nível da bateria estiver em torno de 30%. Esse percentual está acima dos níveis que podem ocasionar danos ao seu iPhone.

cabo lightning iphone mfi

Cabo Lightning – iPhone

4. Cabos de outras marcas não danificam sua bateria

A Apple sugere que você utilize apenas cabos lightnings fabricados por ela. No entanto, o preço é o dobro, se comparado a outras opções no mercado. Mas não se preocupe! Usar outros cabos não prejudicará sua bateria. Só precisa ficar atento, pois não podem ser falsificados e devem conter o selo MFi, do qual mostra que o item foi homologado pela Apple.

Sabendo dessas verdades fica mais fácil colaborar para que você cuide melhor e de maneira mais eficiente do seu aparelho, fazendo com que a bateria do seu iPhone dure por muito mais tempo.

O que você achou de descobrir as verdades sobre a bateria do seu iPhone? Útil? Então compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a cuidarem melhor dos seus dispositivos!

Adicionar comentário